5 coisas sobre empreender que você deve aprender com os concorrentes.

Matar um leão por dia e não dar espaço para a sua concorrência é o lema de muitas empresas que estão no calor da disputa pelo mercado. Para um empreendedor no início de suas atividades, então, é quase que uma regra de sobrevivência. Claro que para gerar resultados você tem que ser melhor que a sua concorrência, mas para isto é preciso conhece-la bem e saber aproveitar os seus pontos fortes como exemplo.

Em primeiro lugar mantenha o foco no que a sua concorrência tem de melhor nos produtos e serviços oferecem e tente aprimorar este potencial, principalmente oferecendo alguma coisa inovadora. Olhar somente para os defeitos não é a chave do sucesso. Não ser tão ruim quanto a concorrência pode ser um bom diferencial, mas não é bom o suficiente.

Em segundo lugar preste atenção em como a concorrência gera valor para os clientes. O melhor produto, a melhor embalagem e o melhor atendimento nem sempre significam o melhor resultado. Além do status, os clientes estão atrás de soluções simples, que funcionem e que não gerem tanta burocracia.

Em terceiro lugar, seja cliente da sua concorrência, se possível adquirindo o produto ou serviço da concorrência de forma anônima. Todos os empreendedores também são clientes em potencial, então, estão capacitados para julgar a experiência de ser consumidor. Analise todos os pontos fortes e fracos desta experiência e aprimore-a, atendendo as necessidades dos clientes que não vêm sendo atendidas pelos concorrentes.

Em quarto lugar, fique de olho nos concorrentes indiretos. Disputar grandes fatias do mercado, principalmente para quem está começando, pode significar ter uma estrutura que necessite um investimento financeiro muito significativo e inviabilizar a empresa. Comece com as menores parcelas. Embora possam parecer menos significativas, elas vão contribuindo para o faturamento da empresa e aumentando o tamanho do seu mercado consumidor.

Por último, observe na sua concorrência a possibilidade de uma parceria. Nem sempre é possível oferecer o que a concorrência oferece. Uma empresa com anos estabelecida no mercado e com sistema de produção enxuto sempre terá um preço mais vantajoso. Encontre neste mercado novas possibilidades, um pequeno diferencial que seja, e utilize a sua concorrência como um parceiro para novos negócios, onde os dois saem ganhando.

Lembre-se: aprender com a experiência dos outros leva menos tempo e custa menos também. Quer descobrir mais sobre a experiência de outros empreendedores? Então, acesse agora a Comunidade Empreendedora. Uma comunidade de conhecimento e experiências compartilhadas que ajudará você a criar estratégias de sucesso para o seu negócio.

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