Alcion Pinheiro Lima é formado em Sistemas de Informação, professor, e técnico responsável pela área de TI da Copel. Sua principal característica é buscar excelência no trabalho que está fazendo. Buscando fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, Alcion liderou uma equipe empreendedora para desenvolver uma solução para um problema que estava causando muito stress para os clientes e também para os funcionários.

Tudo começou com uma necessidade. Nos trabalhos de campo, quando o técnico precisava se comunicar com a central para realizar uma consulta para a solução de um problema, muitas vezes ficava impossibilitado de realizar esta chamada diretamente do local de trabalho por falta de sinal de rede celular. O técnico tinha que interromper a sua intervenção, sair da posição, se desprender dos equipamentos de segurança e sair correndo buscar sinal.

Nesta situação vários problemas simultâneos ocorriam: o primeiro é o grande tempo gasto para a realização de uma simples chamada telefônica, outra é o problema de segurança do trabalho gerado pela desconcentração do técnico da sua função principal. Ainda, quando conseguia realizar chamadas, muitas vezes era necessária alguma intervenção no local do problema para o diagnóstico da situação. Difícil, não é mesmo.

Como não existia uma solução disponível no mercado para atender a esta necessidade, a Copel teve que criar a própria solução para resolver o problema, mas como? Inovar, construir, reunir tecnologias, montar um equipamento com as tecnologias que já tinham disponíveis no momento, transformando estas tecnologias em um equipamento que atendia as necessidades.

“A equipe pegou um monte de equipamentos velhos que estavam indo para a sucata, juntou tudo isto numa maleta que permitisse o transporte, falou com a equipe de engenharia para criarem uma solução melhor… assim surgiu o Fiber Fone.”. E foi assim, colaborativamente, que todos os funcionários montaram o quebra-cabeça, cada um contribuindo com a sua pecinha.

Para Alcion, a importância de empreender colaborativamente no ambiente de trabalho não é mais um diferencial, é uma necessidade. “Hoje as empresas não têm tempo para desperdiçar esperando o mercado oferecer alguma solução que atenda o seu problema. Se esta solução demorar muito, o seu emprego é que pode estar em risco, portanto, empreenda e crie você mesmo uma solução.”

O Fiber Fone hoje é utilizado diretamente nas atividades da Copel. “Dentro das nossas atividades, é uma ferramenta essencial para que a gente tenha excelência nos nossos trabalhos.”.

Faça como Alcion, coloque a sua equipe para empreender. Acesse agora a Comunidade Empreendedora. Uma comunidade de conhecimento e experiências compartilhadas que ajudará você a criar estratégias de sucesso para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*