Como dominar o marketing pessoal nas mídias digitais em 6 passos

Como dominar o marketing pessoal nas mídias digitais em 6 passos

Como dominar o marketing pessoal nas mídias digitais em 6 passos

 

Nos dias em que um post pode valer mais que nosso salário em um ano inteiro, prestar atenção no que fazemos nas mídias digitais é sem dúvidas estratégico pra crescer nosso negócio e nós mesmos, como produtos.

Eu trabalho com marketing pessoal desde 2006 e sempre que posso converso com o número máximo de pessoas pra entender melhor delas como potencializar o marketing que planejamos que seja feito, para elas.

Somado à isso, trago seis passos para que também possamos nos observar e aproveitar dos resultados estratégicos que o marketing pessoal nos traz:

  • Veja você como um produto

Difícil? Talvez porque quando pequenos não fomos acostumados a nos vender, sempre ouvimos que isso é impróprio ou errado, mas olhe só o que falei – quando pequenos, e agora estamos adultos e em um mundo totalmente diferente do que nossos pais nos criaram, por isso, nos vender é mais do que necessário para que tenhamos o destaque para a unicidade que somos. E grave isso, unicidade, por que já viu alguém igual à nós?

E para nos vender precisamos nos ver como um produto, com características próprias, embalagem adequada, preço valorizado e promovidos nos lugares certos.

  • Entenda o mercado em que atua

Para isso, pesquise. Uma excelente dica é que não precisamos inventar a roda novamente para nos destacar, alguém já faz o que nós queremos fazer e tem destaque, alguém já trabalha no nosso mercado há mais tempo que nós ou no mesmo tempo, mas de forma diferente. Vamos aproveitar que estamos juntos e conhecer informações uns dos outros, entender as fraquezas e oportunidades do mercado, e gravar uma coisa: nunca devemos copiar o que já é feito, somente nos inspire, ok? 

  • Não fique somente nas mídias digitais da modinha

O maior erro que cometemos quando falamos de mídias digitais é estarmos somente  naquelas que são modinhas do momento, como o Instagram, atualmente no Brasil. Temos sim que estar nelas, afinal, com as modinhas que conseguimos a visibilidade que queremos, mas colocar todos os ovos em uma cesta só é perigoso, porque as modinhas passam. Preciso explicar mais?

 Observe, mas não copie

Já disse acima que nunca devemos copiar o que já é feito, somente nos inspirar, afinal, estamos falando de marketing pessoal, de pessoas únicas, então por que copiar? Só seguimos aquilo que é genuíno e que traz pra nós resultados significativos. Ao nos inspirar em alguém, pensemos em como podemos fazer do nosso jeito, colocando nossas características em evidência, destacando-nos.

  • Tenha conteúdo, relevância e frequência

Sim, uma regrinha de ouro, porque nós muitas vezes sabemos o que postar, pensamos na sequência e lógica do conteúdo, mas com a frequência necessária?

Não há mais necessidade de postar o dia inteiro, isso era na época do Orkut (rs), hoje o que vale mesmo é o significado que nós trazemos para nossas mídias digitais para que quando alguém nos veja sintam vontade de continuar conosco na frequência dos nossos posts. Ah, façamos isso nas timelines e nos stories e atualizações, ok?

 Invista em conhecer e se relacionar com pessoas

Talvez aqui o maior segredo de tudo. Mídias sociais são feitas por pessoas e nós vivemos a era das relações e relações são feitas entre pessoas. Somos muito mais quem conhecemos e sabemos do que o fazemos, concorda? E uma dica final é sair do ambiente online para apertar as mãos e olhar nos olhos sempre que possível, e quando for o contrário, conhecer pessoas no ambiente off-line, levemos para o online no mesmo momento. Hoje, ao invés de distribuirmos cartões de visitas já podemos mandar um direct ou inbox para os contatos que queremos, que tal?

Faz sentido?

Vem falar comigo em qualquer uma das minhas mídias digitais, busque por @adrianotadeubarbosa e sucesso empreendedor pra nós =)

Adriano Tadeu Barbosa

Ou acesse a comunidade empreendedora 

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