MVP rodado pela empresa Mobi +

Toda nova empresa ou startup precisa do seu MVP. Descubra com a Mobi + quais são as dicas e cuidados para planejar a sua estratégia de MVP que você não pode perder.

A Mobi+ é uma empresa startup de tecnologia e o empreendedor e CEO Thainã Monteiro compartilha conosco a sua história para o Projeto Jovem Empresário.

PJE: Quando surgiu a necessidade de vocês criarem o MVP?

Mobi+: Notamos que era necessário o MVP desde o nosso primeiro dia. Quando vendemos o nosso serviço e metodologia pela primeira vez, decidimos trabalhar com o conceito de MVP Concierge, que se constitui por realizar a tarefa de forma manual, enquanto valida as necessidades, e com o resultado das validações automatizamos os processos, considerando o problema do nosso cliente como o fator mais importante dessa equação. Esse processo levou bastante tempo e esforço da nossa empresa, mas nos levou a criar nosso próprio Método de Inovação, que hoje é nosso principal produto.

 

PJE: Qual foi a primeira coisa que vocês tiveram que aprender para criar o MVP?

Mobi+: O maior desafio para criar o MVP é aprender o conceito de Lean Startup (Construir-Medir-Aprender) da maneira correta. Assim como qualquer empresário, o empreendedor é apaixonado pela ideia e isso dificulta na hora de criar um produto enxuto. O Mindset correto é o empreendedor se apaixonar pelo problema das pessoas e não pela solução. O próprio Eric Ries (The Lean Startup) recomenda que você reduza o MVP que está imaginando dividindo no meio, selecionando uma parte e dividindo novamente, repetindo este processo até ter ⅛ do seu produto, que será um produto MÍNIMO, mas aprender isso não é tão fácil quanto parece.

 

PJE: Quanto dinheiro foi investido para criar o seu MVP?

Mobi+: Na etapa inicial o custo foi principalmente para criarmos nosso site, estruturarmos a metodologia, criarmos as planilhas que conduziram o nosso processo concierge. Portanto foi o custo de uma equipe de 10 pessoas trabalhando em vender, projetar e executar nosso processo. Não desenvolvemos nenhuma linha de código durante os 9 primeiros meses de MVP.

 

PJE: Qual foi a tarefa mais difícil na criação do seu MVP?

Mobi+: O processo de medição e aprendizado é o mais trabalhoso, construir em si não tem muito segredo, o segredo está em o que construir e para qual necessidade do cliente construir. O processo de encontrar a solução para o problema do cliente certo, que chamamos de Market Fit, é onde encontramos o maior desafio.

 

PJE: Quanto tempo demorou para criar o seu MVP?

Mobi+: Levamos 9 meses de MVP Concierge validando o mercado e a solução para o problema do cliente para então realizar o lançamento da versão digital, que sairá do forno na sua versão beta em 30 de julho.

 

PJE: Tem algum fato curioso para contar sobre o seu MVP?

Mobi+: O mais curioso foi termos começado sem criar programação ou softwares. Usamos somente tecnologias existentes, nos 9 primeiros meses não precisamos criar uma linha de código, tudo isso para validar a nossa solução. Fizemos isso depois de termos aprendido muito nos últimos 6 anos com outras startups, aplicativos e soluções de maneira não verdadeiramente enxuta.

 

Quer aprender com mais histórias de sucesso? Acesse agora a Comunidade Empreendedora. Uma comunidade de conhecimento e experiências compartilhadas que ajudará você a criar estratégias de sucesso para o seu negócio.

 

www.projetojovemempresario.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*