Linha do tempo da empresa mentorada : Trackmob

A Track Mob é uma empresa que cria soluções de software para promover a captação de recursos para organizações e outras entidades do terceiro setor, oferecendo serviços integrados de mídias digitais, sites e estratégias de captação. Parece uma empresa estruturada e com um nicho e um pacote de serviços bem definidos, mas tinha alguma coisa que faltava.

Quando iniciou no Programa de Mentoria do Projeto Jovem Empresário a Track Mob já sabia que teria que mudar alguma coisa para chegar onde queria. Como qualquer empresa no início e com grandes clientes contratando seus serviços, a prioridade foi fazer o negócio rodar, e as estratégias da empresa tiveram que ficar para um segundo momento.

Apesar da empresa estar faturando e com clientes relativamente de peso, o negócio não estava rendendo para o tanto que era trabalhado. Claramente, havia uma diferença entre o que a empresa realmente oferecia e aquilo que estava no planejamento organizacional. A primeira tarefa da mentoria foi a reestruturação organizacional.

A necessidade da empresa estar estruturada para aquilo que de fato produzia e para o que realmente era importante necessitou também uma mudança geral na missão, visão e valores da empresa. Apesar de simples, não foi uma tarefa fácil, pois os mentorados precisaram se desprender de velhos conceitos e apegos para que pudessem refletir e abrir a mente para novos conceitos. Mudar a cultura organizacional significa quebrar paradigmas.

Outra ação da mentoria foi a redefinição de mix de produtos. Como a empresa atende a um nicho específico, ela buscou oferecer um pacote completo de soluções para entregar tudo junto. O problema é que quando a empresa oferece muita coisa diferente, ela deixa de se especializar naquilo que ela tem mais capacidade e know how, perdendo tempo e energia fazendo aquilo que ela não está devidamente capacitada. Parcerias e redefinições de mix de produtos corrigiram este problema.

Conquistada mais esta etapa, a mentoria passou a definir mensuração de resultados qualitativos e quantitativos, o que não havia antes. Como analisar resultados se você não tem parâmetros bem definidos de mensuração? Houve a necessidade então de ajustar aquilo que a empresa gostaria de obter com parâmetros que pudessem mensurar resultados concretos para análise, e com base nesta mensuração, o estabelecimento de metas e objetivos a serem atingidos.

Foi estabelecida pela mentoria toda uma estratégia para o mapeamento de processos e o estabelecimento e descrição do fluxo e das rotinas de trabalho. Hoje a empresa Track Mob está reestruturada, com um mix de produtos e parcerias sólidas para a oferta de serviços, tendo metas e objetivos definidos a curto e médio prazo e, principalmente, mensuração dos resultados. Com isto será possível saber o que está dando certo ou não no processo, readequar as rotinas e mix de produtos, e melhorar a rentabilidade e escalabilidade do negócio.

Existem muitos aprendizados no caminho para o sucesso. Quer aprender mais com a experiência de outros empreendedores? Então, acesse agora a Comunidade Empreendedora. Uma comunidade de conhecimento e experiências compartilhadas que ajudará você a criar estratégias de sucesso para o seu negócio.

www.projetojovemempresario.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*