As transformações do mercado e as tendências para o futuro.

Num cenário nada otimista e instável, tanto no cenário político quanto econômico, muitos empreendedores guardam as suas fichas e não apostam muito para o futuro não. Mas empreendedor que é empreendedor enxerga aí oportunidade e aceita correr riscos sim, afinal é no risco que surgem os grandes negócios.
Mesmo com toda a instabilidade, algumas certezas sobre o futuro são incontestáveis. Por um lado, existem regiões em que a população está aumentando, por outro lado há regiões com alto crescimento da renda per capta. Com isto podemos elencar 8 macrotendências mundiais, e para cada uma delas existem as oportunidades que surgem. Acompanhe:
1) Aumento da demanda por alimentos: oportunidades para insumos do agronegócio, água e alimentos processados;
2) Aumento da demanda por energia: energias renováveis e armazenamento de energia;
3) Expansão do entretenimento e turismo: ecoturismo e economia criativa;
4) Mudança no padrão de produção: inteligência artificial e responsabilidade socioambiental;
5) Urbanização e Emergência de megacidades: tecnologia, mobilidade urbana, segurança e reorganização do espaço;
6) Infraestrutura moderna e competitiva: modernização, infraestrutura social;
7) Envelhecimento da população: indústria farmacêutica, medicina hospitalar e atendimento domiciliar; e
8) Tensões geopolíticas: defesa, segurança e controle de imigração.
Para o Brasil podemos esperar um cenário a curto prazo não muito diferente do que temos hoje. A incerteza no quadro político-eleitoral não cessará já nesta aproxima eleição. Com o nível de desconfiança e diante dos grandes processos de corrupção descobertos, demorará algum tempo para o brasileiro confiar na política novamente. Este cenário virá acompanhado de uma tímida e lenta retomada da economia, sem contar num quadro de acúmulo de desempregados ainda grande.
Nossas apostas mesmo serão para o futuro de médio e longo prazo. Teremos um considerável aumento no desenvolvimento de tecnologias para mercados emergentes, uma constante transformação de mercado na estrutura de demanda e, com a retomada da economia mundial, um aumento da concorrência externa para a oferta de produtos e serviços diferenciados.
O importante durante todo este processo é estar na linha de frente dos processos de transformação. Por isto, acompanhar de perto o ecossistema empreendedor e o mundo das startups é fundamental, pois é através deste ecossistema que surgem as grandes transformações, e também onde aparecerão as futuras oportunidades.
Aposte suas fichas nas tendências para o futuro. Acesse agora a Comunidade Empreendedora. Uma comunidade de conhecimento e experiências compartilhadas que ajudará você a criar estratégias de sucesso para o seu negócio.

https://comunidadeempreendedora.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*