O que o empreendedor precisa fazer está descrito em muitos documentos disponíveis na internet e em outros meios, mas quase nenhum indica para o empreendedor como que ele deve fazer as coisas. Aprenda como com o Projeto Jovem Empresário.


Amplie a sua network, todo mundo diz isso para o empreendedor. Mas o que é a network? Network é toda a rede de contatos que o empreendedor possui, e entende-se por rede de contatos do negócio todos aqueles que podem entrar em algumas das seguintes áreas da empresa: Cliente, Canal, Relacionamento, Atividades chave ou Parcerias chave. Qualquer pessoa ou contato que pode se enquadrar em algumas destas áreas representa um potencial contato para que o empreendedor possa se relacionar e produzir resultados para o negócio.

Mas como construir uma rede de contatos? Bom, não existe a fórmula mágica para isto, mas o Projeto Jovem Empresário colheu ao longo de seus dois anos de Programas de Mentorias com empresas de vários setores, algumas experiências bastante interessantes. Primeiramente, fica o conselho: você não obterá resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas. Isto quer dizer que se a sua prática até o momento não tem representado um aumento na sua base de contatos, certamente você precisará mudar o seu plano de ações. Isto não significa que tudo o que você fez até agora deve ser jogado fora. É preciso avaliar o procedimento e adequar aquilo que não está funcionando.

A principal ferramenta que é eficiente para a construção de uma rede de relacionamento é o contato direto, e isto ocorre através da participação em eventos e outros programas sociais. Se o evento for dentro da sua área de atuação, este contato tende a funcionar de maneira mais assertiva. O mais importante neste caso tem a ver com aquele velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado.”, e esta máxima funciona mesmo. Portanto, fique atento aos principais canais de divulgação e comunicação dentro da sua área de atuação para ficar por dentro dos principais eventos e datas.

Outra ferramenta que tem contribuído muito para o aumento da rede de contatos dos empreendedores que participam do Projeto Jovem Empresário é a rede compartilhada, que tem a ver com a filosofia de trabalho de empreendedorismo colaborativo do PJE. Esta rede funciona com o compartilhamento de todos os contatos de um empreendedor com o outro. Esta prática considera inclusive o compartilhamento dos contatos com empreendedores que não atuam na mesma área. Por mais que alguns destes contatos não venham a se alinhar com os propósitos da sua empresa, a ideia que está pro trás desta prática é que quanto mais pessoas conhecerem o seu negócio, maior é a probabilidade de que o seu negócio seja recomendado.
Como exemplo podemos citar o próprio Projeto jovem Empresário. Fazem parte da rede de contatos PJE vários negócios que não contribuem para a atividade fim do PJE, mas que podem ser interessantes para algum empreendedor que faz parte da nossa comunidade empreendedora.

Como dica final, as redes sociais. Muitos dos contatos hoje em dia são iniciados pelas redes sociais, inclusive o Marketing Digital é hoje obrigatório para qualquer empresa que queira crescer. Mas não basta apenas criar um perfil, é preciso movimentá-lo e alimentá-lo com uma certa frequência. Com tanta informação na internet, seu conteúdo de publicações deve ser atrativo e chamar a atenção. Portanto, um planejamento e um calendário de relacionamento com as redes é estratégico.
Mais importante do que construir uma rede de contatos, é se relacionar com ela. Utilize alguma estratégia de manter este contato sempre ativo e lembrando de você.

Conecte-se com o ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

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