Para empreender você precisa fazer o seu negócio prosperar financeiramente, para isto, precisa de um bom planejamento. Planejamento financeiro e contábil: você ainda tem dúvidas? O Projeto Jovem Empresário tira pra você.

Se você ainda tem dúvidas sobre planejamento financeiro e contábil, o seu negócio pode estar em risco. Um bom planejamento financeiro e contábil é determinante na trajetória de sucesso de qualquer empresa. Afinal de contas não basta uma ideia inovadora, trabalhar duro e uma equipe empenhada em resolver uma dor do cliente, nenhuma empresa consegue crescer sem condições de ter dinheiro para as suas operações.

Então veja o que o empreendedor precisa fazer, passo a passo, para não perder tempo com isto. Em primeiro lugar conheça a realidade. Não existe fórmula mágica nem receita de bolo. O empreendedor precisa conhecer muito bem a realidade da sua empresa, mas não só isto, precisa conhecer a realidade do mercado. Uma empresa só existe se ela consegue se sustentar financeiramente e se ela tem um mercado para gerar receita para ela.

Em segundo passo, uma vez sabendo da realidade de sua empresa e do mercado, é necessário estabelecer uma projeção para cenários futuros. Isto envolve diversas variáveis e muitas vezes um cenário incerto com relação ao futuro. Neste cenário de incertezas, é sempre recomendável trabalhar com 3 situações distintas: uma otimista, para dar aquela motivação a mais; uma realista, pé no chão e mantendo aquilo que você já tem; e outra pessimista, considerando que as coisas podem piorar.

Estabelecido os possíveis cenários futuros, é preciso propor objetivos bem definidos, com metas e planos de ação. Você precisa saber aonde quer chegar, o que vai fazer para conseguir realizar isto e quando você quer chegar lá. Os dois passos anteriores servem para você levantar todas as informações possíveis, agora, este passo diz respeito a colocar a mão na massa. Sem realizar as ações, não tem como sair do lugar.

Lembre-se que são três cenários possíveis, então, não se esqueça de estabelecer metas que sejam condizentes com a realidade da empresa, com os objetivos que se deseja alcançar e com as possibilidades que o mercado permitem. Para isto é preciso definir quem fará o que e quem estará responsável por cada parte. Com isto o seu crescimento será organizado.

Por fim, o último passo é realizar periodicamente a revisão do planejamento. Vale lembrar novamente que os cenários futuros são previstos, portanto, como qualquer previsão estão sujeitas aos fatores intervenientes daquilo que não podemos ter certeza. Quando um cenário muda, e isto pode acontecer rapidamente, é natural que aquilo que foi planejado possa não estar mais ajustado da maneira eficiente para a nova realidade.

Um bom planejamento é aquele que atende as necessidades da empresa para executar as suas ações e atingir os seus objetivos. Você não precisa necessariamente mudar seus objetivos, mas precisa com certeza ajustar periodicamente as metas e os planos de ação para conseguir atingir o seu sucesso.

Busque ficar atento para as principais novidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*