Bom, todo mundo sabe que uma das dificuldades do brasileiro é fazer um planejamento financeiro, e para o empreendedor não é diferente. Veja com o Projeto Jovem Empresário como fazer o básico.

Lidar com o dinheiro é uma coisa que o brasileiro ainda não sabe muito bem. Com o empreendedor não é diferente. A maioria das empresas novas fecha em menos de cinco anos por problemas financeiros, mas parece que aos poucos esta história está mudando. O Projeto Jovem Empresário reuniu o básico para você entrar nessa.

Bom, em primeiro lugar não tem como realizar o planejamento financeiro com uma previsão exata do futuro, portanto, o empreendedor precisa estar ciente que qualquer planejamento estará sujeito a falhas. Mas mesmo sem a certeza do futuro, o objetivo do planejamento é justamente deixa-lo preparado para os infortúnios.

O planejamento começa com um bom fluxo de caixa e uma boa análise de custos. Todo empreendedor deve saber exatamente quanto a sua empresa está faturando por dia, semana ou mês, bem como quanto está o custo da empresa para mantê-la em funcionamento neste mesmo período. Sem estas informações, não é possível planejar.

Com uma gestão sobre o fluxo de caixa, o empreendedor poderá colocar as receitas e despesas da empresa em uma linha do tempo com projeções futuras. Já um orçamento sobre controle, o empreendedor terá explicitas as intenções da empresa em termos financeiros, com um resumo dos planos financeiros da empresa. Para o bom funcionamento de um planejamento financeiro o empreendedor deve estar preparado para estabelecer as ações a serem executadas com antecedência, estimando recursos necessários para cumprir com os cenários previstos, prever possíveis percalços e definir responsabilidades para o alcance dos objetivos.

Engana-se o empreendedor que acha que porque tem ainda receitas baixas o impacto financeiro será menor. Quanto menores forem as receitas, mais importantes se torna o planejamento para as pequenas empresas. Quando se possui baixa capacidade de implementar técnicas administrativas, as pequenas empresas tendem a apresentar um quadro mais crítico em relação ao planejamento financeiro, se comparadas às grandes empresas. Outra questão é que quando as receitas são baixas, a empresa levará muito mais tempo para compensar prejuízos advindos de uma situação financeira, seja ela prevista ou não.

Busque ficar atento para as principais novidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*