Para entra no mercado a sua empresa precisa estar preparada para um mercado competitivo, não concorda? Já pensou em se unir a empresas que forneçam produtos ou serviços complementares aos seus? Isto é a Coopetição, uma estratégia de cooperação com os concorrentes buscando com isto crescer juntos.

Esta nova estratégia de mercado é disruptiva e vem quebrar o grande paradigma da competição de mercados que tradicionalmente está imposta, se um ganha o outro perde. Na relação competitiva do empreendedorismo, a coopetição trabalha com as alianças para aumentar sua abrangência e compartilhar os lucros. Todos saem ganhando: as empresas, que não precisam fazer altos investimentos para ter produtos e serviços variados e em todos os lugares; e os clientes, que conseguem preços melhores, já que os custos, assim como as receitas, são compartilhados.

Pela lógica colaborativa, dois agentes criam, juntos, o que sozinhos jamais alcançariam. Para implantar esta estratégia de negócios o empreendedor deve buscar identificar, dentro de sua atividade, quais são as alianças possíveis e quais serviços ou produtos que podem ser agregados de maneira complementar à sua atividade fim. Com isto o empreendedor precisa buscar informações de como aliar a um concorrente para que ambos ganhem, sem prejudicar a operação de nenhum dos dois.

Para muitos cooperar com a concorrência é algo impossível. O empreendedor deve buscar ter a mente aberta conduzir o convívio com concorrentes de forma natural e muito tranquila. E não precisa ser complicado. Veja uma ideia simples, por exemplo, quando algumas empresas de um mesmo ramo se unem para comprar a matéria prima para seus produtos. Com estra iniciativa se conseguem preços melhores porque compras de grandes quantidades aumentam do poder de barganha. Nesta coopetição, ainda não deixarão de competir pelo mercado do seu produto final.

Nesta estratégia, o empreendedor estará competindo em alguns momentos, mas poderá estar cooperando em outros. Muitas vezes esta cooperação com o mercado acontece sem o empreendedor conversar diretamente com o concorrente. No ambiente de mercado, as atividades da empresa estão intimamente ligadas à de seus concorrentes. Quando se promove uma mudança no padrão de consumo do mercado, invariavelmente, esta mudança tem um reflexo imediato no outro. Não encare seus concorrentes como inimigos, no mundo dos negócios vence quem tem lucro no final.

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