Marcos Pedri.

No processo de formalização de qualquer negócio, o empreendedor tem que tomar várias decisões e ações para garantir que a sua empresa trabalhe em conformidade com a lei, isto inclui a definição do regime de tributação que o negócio estará sujeito, e isto nem sempre é uma escolha muito fácil.

 

Vários são os problemas que permeiam esta escolha, desde a definição de quais serão as atividades e/ou produtos que a empresa poderá executar e comercializar, qual é a projeção de faturamento, porte da empresa, receita bruta, custo de mercadorias, folha de pagamentos, encargos sociais e outras despesas, enfim, para cada tipo de negócio existe um tipo de regime.

 

Como esta escolha não pode ser aleatória, o ideal é que seja realizada uma consulta com um contador ou até mesmo um consultor especialista em Direito Tributário. Com a experiência, este consultor poderá analisar minunciosamente os detalhes do negócio e cuidadosamente sugerir a melhor opção.

 

A empresa deve reavaliar o seu regime de tributação a cada ano, para evitar ser pega de surpresa. Com as grandes mudanças que acabam afetando a economia, muitos negócios podem sofrer grandes oscilações. Nestes casos, quando uma mudança de regime de tributação é possível, deve-se avaliar os números para identificar se ela será vantajosa.

 

Uma escolha errada no Regime de Tributação poderá descapitalizar o seu negócio nos meses iniciais, comprometendo o crescimento e até mesmo a continuidade do negócio. O importante é não pagar tributos além do que é devido. Agora uma coisa é certa, pagar menos imposto do que realmente se deve poderá custar muito mais caro.

 

No próximo dia 19/05 o PJE realizará mais um evento empreendedor, desta vez no espaço do Centro Europeu, empresa parceira do projeto desde o início das atividades, representada pelo mentor Ronaldo Cavalheri, com a participação de diversos outros empresários e mentorados que fazem parte do ecossistema empreendedor em Curitiba validando ideias inovadoras. Participe você também e descubra o quanto a sua ideia é inovadora.

.

 

Aproveite e descubra na nossa Comunidade Empreendedora todo o potencial dos empreendedores do Brasil e busque você também ser um transformador do futuro.

 

Já é empreendedor? Participe do Programa de Mentoria do Projeto Jovem Empresário e acelere a sua ideia agora.

 

WWW.PROJETOJOVEMEMPRESARIO.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*